Aprenda a fazer o slime para os seus filhos

A diversão está garantida com os ingredientes que você já tem em casa!

Geleca, gosminha, lodo, slime etc... Os nomes são variados, mas a “febre” entre as crianças é sempre a mesma! Além de entreter os pequenos, o slime auxilia nas experiências sensoriais e contribui para a tonicidade muscular das crianças e a motricidade fina, ligada aos movimentos precisos das mãos e dos dedos, habilidades que estão ainda em desenvolvimento na infância.

 

Então confira o passo a passo para você fazer o slime junto com seus filhos! Vamos lá?

 

Ingredientes

 

  • Cola branca

        A quantidade de cola é definida pela quantidade de slime desejada. Se for bastante, use muita cola.

 

  • Água boricada (150 ml)

        É o que define a consistência do slime. Se colocar demais, ficará dura. Se colocar de menos, grudenta. Porém, cuidado: a consistência ideal só é alcançada depois de mexer um tempo. Portanto, vá adicionando cautelosamente as gotinhas de água boricada na mistura.

 

  • Bicarbonato de sódio (1 colher)

 

  • Tinta guache (algumas gotas)

        Use tintas escolares, que não são tóxicas para as crianças. Use na quantidade desejada para a tonalidade que deseja. Só um pouquinho costuma ser o suficiente e já fica bem forte!

 

  • Um pouco de creme de barbear

 

  • Pasta de dente

 

  • Glitter, estrelinhas e o que mais quiser para enfeitar!

 

 

Modo de preparo

 

Em um copo, coloque a água boricada e, aos poucos, acrescente o bicarbonato de sódio, mexendo o tempo todo. Você precisa acrescentar o bicarbonato até as bolinhas sumirem da água por completo. Em uma tigela, adicione a cola, na quantidade que desejar para o tamanho do seu slime, coloque a tinta guache e acrescente aos poucos a mistura que fez com água boricada e bicarbonato.

 

 

Dicas

- Você precisa mexer bastante o slime para que comece a ganhar consistência. Vale até deixar descansar alguns minutinhos. São necessários, mais ou menos, 40 minutos, entre mexer e descansar.

- Quando seu slime estiver desgrudando por completo do recipiente, mas ainda grudando na mão, não se desespere: coloque um pouquinho de creme de barbear na mistura. Você verá que era o ingrediente que faltava para o slime perfeito!

- Se seu slime não estica bem, provavelmente você errou na água boricada. Coloque um pouco de pasta de dente e mexa bem.

- Se você errou na quantidade de água boricada e seu slime ficou duro, use um pouco de pasta de dente branca para amaciar a mistura.

- Se ficar grudenta ou mole demais, coloque creme de barbear.

- Dica de ouro: quando estiver mole ainda, mas quase no ponto, coloque creme de barbear na sua mão e vá enrolando bolinhas com o slime ainda grudento. Tipo quando passamos manteiga nas mãos para enrolar brigadeiro. Elas rapidamente ficarão no ponto.

- Depois, se quiser, pode colocar glitter, estrelinhas e enfeitar como quiser. Solte a imaginação!

 

Boa diversão!