Dicas para brincar nas férias com as crianças

Mesmo sem viajar, as férias podem ser muito divertidas. Confira!

As férias são momentos importantes para as crianças relaxarem, para a família se aproximar e brincar junto. Se você ainda não se preparou para estas férias, vamos ajudá-lo a explorar alternativas de lazer, para aproveitar o tempo livre da melhor maneira possível com os seus filhos, inclusive dentro de casa. Veja as dicas:

 

Maratona de filmes infantis

Selecione alguns temas que seus filhos têm interesse (sugerimos filmes como “Divertida Mente”, “Viva - A vida é uma festa” e “Meu Malvado Favorito 3”), faça pipoca e boa sessão!

 

Brincadeiras ao ar livre

Leve seus filhos para brincarem em algum parque: não se esqueça de bolas, bicicleta, patinete, patins, cordas e brinquedos em geral, para entreter as crianças durante toda a tarde! Assim elas se divertem e se exercitam, o que também é muito importante.

 

Piquenique

Leve as crianças para fazer um piquenique no clube ou no parque. Se na sua cidade não existir um parque assim, use a imaginação e faça um piquenique em casa mesmo: use o chão da sala de estar ou a área de lazer. Que tal?

 

Jogos de tabuleiro e cartas

Aproveite as férias para ensinar as crianças a jogar xadrez, damas, trilha, jogo da memória, uno e diversos jogos em grupo, que estimulem a
cooperação, a colaboração e o espírito esportivo. 

 

Cozinhe juntos

Faça a quatro mãos um bolo simples ou um cupcake. As crianças se divertem e já fazem o lanchinho delas!
Atividades assim estimulam a independência e a autonomia.

 

Estilize roupas

Uma sugestão é brincar de fazer tie-dye (camisetas hippies cheias de cores) ou personalizar uma camiseta branca com cola de tecido. Mas se a graça é brincar de fazer, pode-se criar roupas com jornais, tecidos, caixas, o que mais a criatividade permitir e depois fazer um desfile!

 

Bolhas de sabão

Com detergente líquido, água e um arame moldado, é possível fazer bolhas gigantes, que divertem crianças e adultos!

 

Slime

Faça uma receita caseira do slime para as crianças brincarem! As crianças podem ajudar e se envolver durante todo o processo.

 

Prepare um telejornal

Peça para as crianças prepararem uma matéria sobre as férias. Se você tiver uma câmera filmadora para gravar melhor ainda, se não use o seu celular e grave os pequenos jornalistas em ação.

 

Leitura e contação de histórias

Selecione livros para ler para os seus filhos. Se eles já sabem ler, peça para lerem para você. Junte os amiguinhos do seu filho e faça até uma sessão de contação de histórias!

 

Acampamento dentro de casa

Façam cabanas de lençol, contem histórias iluminados só por lanternas e o que mais vier à mente para tornar o momento mais divertido!

 

Faça uma árvore genealógica

Reviva sua história com seus filhos. Faça uma árvore genealógica com nomes, fotos, figuras, desenhos, conte histórias e peça a ajuda dos mais velhos da família. Pode ser um momento importante para a família toda!

 

Boas férias!!!